por:
José Augusto de Oliveira Maia
29.09.2015
A UNIDADE DA BÍBLIA
Tendo discorrido em nosso estudo anterior sobre as formas de interpretação bíblica, concluiremos este estudo com a unidade da Bíblia, isto é, como a Bíblia forma um todo coerente.
Para introduzirmos este tema, devemos responder à pergunta: "No que consiste a unidade das Escrituras?".
A unidade da Bíblia é a harmonia existente entre ideias, conceitos, afirmações, padrões doutrinário e moral, presente nos diversos textos que compõem a Bíblia, apesar da diversidade de autores humanos, estilos literários e épocas em que foram escritos.
COMO SE PODE PERCEBER A UNIDADE DAS ESCRITURAS?
Há quatro elementos principais que nos ajudam a perceber a unidade das Escrituras:
I) As alianças estabelecidas por Deus ao longo do Antigo Testamento
i) a aliança com Adão (Gênesis 3:15)
ii) a aliança com Noé (Gênesis 6:18; 9:8 - 17)
iii) a aliança com Abraão (Gênesis caps. 12, 15, 17 e 22)
iv) a aliança através de Moisés (Êxodo caps. 19 - 23; Números 25:10 - 13)
v) a aliança com Davi (II Samuel 7:10 - 16)
Podemos ver através destas passagens que Deus toma a iniciativa de celebrar uma aliança com o Homem, e soberanamente, estabelece nestas alianças seus próprios termos; estas alianças apontavam para uma aliança nova e superior, definitiva, estabelecida no Novo Testamento por Jesus Cristo.
II) As promessas feitas no Antigo Testamento que se cumpriram no Novo Testamento
i) extensão da aliança que Deus fez com Abraão a todos os gentios (Zacarias 2:10, 11; Romanos 11:17 - 24)
ii) a remoção da condenação do pecado por Cristo (Isaías 52:13 - 53:12; Colossenses 2:13 - 15)
iii) a vitória sobre a morte através da ressurreição de Cristo (Salmo 16:8 - 11; I Coríntios 15)
iv) a plenitude do Espírito Santo (Joel 2:28 - 32; Atos 2:17 - 21)
Em Cristo, as promessas feitas no A. T. se cumpriram, e assim, a aliança estabelecida por Jesus Cristo é definitiva (Hebreus 8:6 - 9:28).
III) A revelação progressiva contida na Bíblia
Iniciando com o modelo de tabernáculo revelado a Moisés por Deus (Êxodo 25:9), a aliança então estabelecida com Israel baseava-se na Lei, nos sacrifícios pelo perdão dos pecados cometidos em desobediência à Lei de Deus e no sacerdócio levítico; porém, tal aliança é transitória, e o sacerdócio e os sacrifícios inerentes à esta aliança também não durariam para sempre, como trata o escritor da epístola aos Hebreus (Hebreus 8:1 - 13); com a vinda de Jesus no tempo determinado por Deus (Gálatas 4:4, 5), uma nova aliança é proclamada, e desta vez, definitiva (Hebreus 7:22 - 24; 9:22 - 28).
IV) A interdependência entre o Antigo e o Novo Testamentos
Da mesma forma como demonstrado acima, Paulo declara que a Lei dada por Deus a Israel não justifica o Homem perante Deus, mas a fé no sacrifício de Cristo, sim; assim, a Lei tutelou o Homem até que Cristo viesse como mediador de uma aliança nova e definitiva (Romanos 3:19 - 31; Gálatas 3:23 - 29).
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III) A revelação progressiva contida na Bíblia
Iniciando com o modelo de tabernáculo revelado a Moisés por Deus (Êxodo 25:9), a aliança então estabelecida com Israel baseava-se na Lei, nos sacrifícios pelo perdão dos pecados cometidos em desobediência à Lei de Deus e no sacerdócio levítico; porém, tal aliança é transitória, e o sacerdócio e os sacrifícios inerentes à esta aliança também não durariam para sempre, como trata o escritor da epístola aos Hebreus (Hebreus 8:1 - 13); com a vinda de Jesus no tempo determinado por Deus (Gálatas 4:4, 5), uma nova aliança é proclamada, e desta vez, definitiva (Hebreus 7:22 - 24; 9:22 - 28).
IV) A interdependência entre o Antigo e o Novo Testamentos
Da mesma forma como demonstrado acima, Paulo declara que a Lei dada por Deus a Israel não justifica o Homem perante Deus, mas a fé no sacrifício de Cristo, sim; assim, a Lei tutelou o Homem até que Cristo viesse como mediador de uma aliança nova e definitiva (Romanos 3:19 - 31; Gálatas 3:23 - 29).
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