UBE Blogs

UBE Blogs

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Pelo que ora a Igreja?

por: José Augusto de Oliveira Maia
13.05.2013


Não sei dizer bem por quê, mas em algum momento da minha vida, comecei a questionar sobre a maneira como oramos. O que pedimos? Por quê pedimos? Qual a nossa preocupação quando oramos? E, ultimamente, tenho me indagado acerca das orações que fazemos pelas nossas Igrejas; quando nossa Igreja passa por problemas, como oramos por ela? O que pedimos a Deus? E qual o foco que temos quando oramos pela Igreja que frequentamos?

No meio destes questionamentos, me deparei com um texto de oração da Igreja por si própria, que lemos em Atos 4:23 - 31:

"Quando foram soltos, Pedro e João voltaram para os seus e contaram tudo o que os chefes dos sacerdotes e os líderes religiosos lhes tinham dito. Ouvindo isso, levantaram juntos a voz a Deus, dizendo: 'Ó Soberano, tu fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há! Tu falaste pelo Espírito Santo por boca do teu servo, nosso pai Davi: "Por quê se enfurecem as nações, e os povos conspiram em vão? Os reis da Terra se levantam, e os governantes se reúnem contra o Senhor e contra o seu Ungido." De fato, Herodes e Pôncio Pilatos reuniram-se com os gentios e com os povos de Israel nesta cidade, para conspirar contra o teu santo servo Jesus, a quem ungiste. Fizeram o que o teu poder e a tua vontade haviam decidido de antemão que acontecesse. Agora, Senhor, considera as ameaças deles e capacita os teus servos para anunciarem a tua palavra corajosamente. Estende a tua mão para curar e realizar sinais e maravilhas por meio do nome do teu santo servo Jesus.' Depois de orarem, tremeu o lugar em que estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus."

Pedro e João acabam de ser soltos, após serem presos e interrogados pelo Sinédrio, em virtude da cura miraculosa do mendigo aleijado à porta do templo chamada "Formosa"; soltos, reúnem-se com a comunidade dos irmãos, relatando o que havia acontecido; a reação da comunidade é uma oração. Alguns dos elementos presentes nesta oração chamam nossa atenção.

a.) a oração inicia com o reconhecimento da soberania de Deus sobre toda Sua Criação; a existência dessa criação depende exclusivamente da vontade de Deus.

b.) a referência à fala de Davi, inspirada pelo Espírito Santo, no Salmo 2:1 e 2, é aplicada à crucificação de Cristo, executada por Herodes e Pilatos, juntamente com os gentios e com Israel.

c.) no entanto, há o reconhecimento de que tudo quanto foi feito por eles a Jesus, cumpriu uma decisão livre de Deus, previamente determinada por Ele: o plano de redenção da Humanidade, através do sacrifício de Cristo; não era um fato qualquer, nem um evento aleatório, mas o fiel cumprimento da vontade e providência divinas. Deus havia agido ali de forma tão soberana quanto no ato da criação.

d.) a preocupação manifesta na oração da Igreja não é com a segurança dos apóstolos, nem da comunidade cristã; eles não pedem nada disso a Deus; também não há preocupação com propriedades, patrimônio, projetos ou instituições; a Igreja apenas pede a Deus que, considerando as ameaças humanas, tão subordinadas à providência divina quanto a Criação e os fatos envolvendo a morte de Jesus, capacitasse Seus servos para anunciarem a Palavra de Deus corajosamente; a fidelidade no cumprimento da missão dada por Deus à Igreja era o foco, e isso era mais importante que qualquer coisa. Para aqueles cristãos, o fato de serem perseguidos estava tão dentro do plano de Deus e sujeito à sua vontade quanto todas as outras coisas.

e.) ainda, a Igreja pede a benção de Deus, confirmando a mensagem através de sinais e maravilhas por meio de Jesus.

Daí, eu fico pensando com o que nos preocupamos, quando pedimos a Deus pelas nossas igrejas, e especialmente, quando elas passam por problemas; quando acontece algum escândalo, qual o grau de nossa preocupação com os novos convertidos? Quando a Igreja se divide internamente por diferenças entre os membros, voltamos nossa atenção para que suas almas não caiam na tentação e no pecado, e busquem a reconciliação, o entendimento e o perdão? Quando à nossa volta vemos pastores e outros líderes com mensagens questionáveis, oramos para que o pastor de nossa Igreja permaneça fiel a Palavra de Deus, e damos a ele nosso apoio? Também oramos por nós e por nossos irmãos, para que não sejamos levados pelo erro?

Enfim, pelo que ora a Igreja? Ora por si mesma como instituição, ou ora e cuida daqueles que a compõem, isto é, pessoas pelas quais o Senhor Jesus se sacrificou?

Clique no link abaixo e veja o lançamento do livro "A FÉ CRISTÃ - SUA HISTÓRIA E SEUS ENSINOS"

https://www.clubedeautores.com.br/book/181552--A_FE_CRISTA?topic=teologia#.V9g4Yh4rLIU


Acesse o link e assista ao vídeo "O pecado te ameaça à porta 2".

https://www.youtube.com/watch?v=9UTr0MVZbpQ


Nenhum comentário:

Postar um comentário