UBE Blogs

UBE Blogs

quinta-feira, 17 de abril de 2014

A autoridade da Bíblia, o cristão e o mundo

por: José Augusto de Oliveira Maia
14.04.2014
É muito comum, nos dias de hoje, ouvirmos as pessoas questionarem a Bíblia e seu conteúdo; um aspecto interessante deste fenômeno é percebermos que muitas das pessoas que fazem este questionamento, nunca estudaram nem simplesmente leram a Bíblia de capa a capa, de forma ordeira e sistemática; recentemente, li a seguinte frase sobre isso: "Uma pessoa que diz que não gosta da Bíblia, seguramente nunca a leu.". Mas questionar a Palavra de Deus não é algo novo.
Já em Gênesis 3:1 - 10, vemos que a estratégia da serpente para enganar Eva baseou-se em dois pontos: confundir o que Deus havia dito (v. 1), e contradizer o que Deus disse (v. 4 e 5).
Por sua vez, Eva tinha um perfil semelhante ao de muitas pessoas nos dias de hoje; ela demonstrou conhecer a Palavra de Deus (v. 2 e 3), mas não possuía fé suficiente em Deus e no que Ele disse, deixando-se seduzir pelo que a serpente havia dito, e pela atratividade do fruto (v. 6).
Analisando o comportamento de Adão e Eva, percebemos que ambos conheciam a Palavra de Deus, e sabiam que estavam em débito com ela; do contrário, teriam questionado Deus ao verem que seus olhos foram abertos, mas não fizeram isso; pelo contrário, tiveram medo e tentaram esconder-se de Deus.
A fé cristã sempre teve como um de seus alicerces reconhecer a Bíblia como a Palavra de Deus, divinamente inspirada; durante muitos séculos, a Bíblia permaneceu oculta aos olhos do povo, que não sabia ler; mas mesmo que soubesse, o texto bíblico geralmente era mantido em latim, língua desconhecida das pessoas sem instrução, e não era traduzido para a linguagem comum das pessoas; essa foi a estratégia de Satanás para manter as pessoas na ignorância sobre a Bíblia e seu conteúdo, deixando o campo livre para a proliferação do pecado, do afastamento de Deus e para a condenação ao inferno.
Mas a Reforma do século XVI, com Martinho Lutero, João Calvino, John Knox e outros, trouxe a Bíblia para a linguagem das pessoas comuns; aonde chegou o conhecimento da Bíblia e seu conteúdo na língua do povo, não foi possível impedir o avanço dos movimentos reformadores; o Evangelho foi anunciado e compreendido, levando as pessoas ao arrependimento e à salvação de suas almas, reconciliadas com Deus através da fé no sacrifício remidor de Jesus Cristo.  
Mas hoje, a estratégia mudou, voltando ao velho questionamento da inspiração divina das Escrituras Sagradas e da autoridade da Bíblia, tentando invalidar não só a doutrina cristã, mas também a própria mensagem do Evangelho.
O apóstolo Pedro já tratava deste problema (II Pedro 3:15 - 17); proclamando as Escrituras como Palavra de Deus, e reconhecendo a mesma inspiração divina nos escritos do apóstolo Paulo, previa a condenação daqueles que torciam o conteúdo da Bíblia; a mesma estratégia de Satanás no jardim do Édem era repetida nos tempos dos apóstolos, e ainda hoje, continua sendo usada. 
O mundo vive hoje problemas como a fome, a miséria, as guerras, as doenças, a decadência moral, a ambição desmedida e a degradação da Natureza, com certeza em proporções nunca vistas anteriormente, e sem apresentar sinais consistentes de solução; no entanto, as pessoas continuam rejeitando Deus e Sua Palavra, a Bíblia, em nome de uma compreensão meramente racional do mundo; este mal e suas consequências já haviam sido previstos pelo apóstolo Paulo, há quase 2.000 anos (II Timóteo 4:1 - 4).
Portanto, despertem todos aqueles que se chamam de cristãos, pois não é possível ser filho de Deus e ao mesmo tempo abrir mão da autoridade da Bíblia em sua própria vida (Tiago 1:21 - 25); a rejeição da Bíblia como a Palavra de Deus divinamente inspirada fatalmente continuará levando o mundo à sua destruição final.


Clique no link abaixo e veja o lançamento do livro "A FÉ CRISTÃ - SUA HISTÓRIA E SEUS ENSINOS"
https://www.clubedeautores.com.br/book/181552--A_FE_CRISTA?topic=teologia#.V9g4Yh4rLIU


10 comentários:

  1. Reconhecer a autoridade da palavra de Deus consubstanciada na Bíblia Sagrada é o primeiro passo para nossa salvação eterna. Manter-se sempre alerta pois satanás como exímio conhecedor da palavra de Deus sempre tentou e continuará tentando destorcer as Sagradas Escrituras. Satanás usa a Palavra de Deus dando sua própria interpretação para confundir as nações. Muito bom este estudo.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelo seu comentário, meu irmão; fico feliz que tenha sido edificado, este é um dos objetivos deste blog; fique à vontade para conhecer os outros estudos, e compartilhá-los, se quiser; Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Que DEUS continue lhe abençoando, e iluminando para nos trazer a veracidade da palavra, DEUS é contigo meu irmão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Ministério Semeando; semear o verdadeiro evangelho de Cristo, salvando as almas da destruição, tem que ser a prioridade da Igreja; que o Senhor abençoe vocês também!

      Excluir
  4. É tremenda a sabedoria do senhor,amém.
    Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Valdenice; na verdade, sinto-me um pouco preocupado com seu comentário, ao ver você usar "senhor" com s minúsculo; se você está se referindo a mim, me desculpe, mas não tenho sabedoria nenhuma, a não ser a que Deus me deu por Sua livre vontade, ou seja, os méritos não são meus; mas, se você está se referindo à sabedoria do Senhor, aí concordo plenamente com você, pois nossas mentes jamais à alcançarão! Deus abençoe você, um abraço!

      Excluir
  5. Muitos não acreditam, pois não tem fé para tal.
    A paz!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, minha irmã; agradeço pelo seu comentário; tenho chegado à conclusão de que por isso mesmo devemos nos empenhar em pregar a Palavra de Deus com toda simplicidade e fidelidade, sem usar de artifícios que pareçam ser bons; Deus abençoe você!

      Excluir
  6. Graça e Paz!
    Louvo ao Senhor Jesus por este estudo e por tua vida meu amado irmão. este estudo é muito bom, e só nos trouxe maior esclarecimento com respeito a genuína palavra de DEUS. Saudações em Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, louvado seja nosso Senhor Jesus! Somente a Ele pertencem a honra e a sabedoria, e é graças a Ele que o objetivo deste blog, levar o conhecimento da Palavra de Deus, tem sido alcançado; Deus abençoe o irmão!

      Excluir