UBE Blogs

UBE Blogs

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Série de estudos sobre a Bíblia - 4ª parte


por:
José Augusto de Oliveira Maia
30.06.2015



A DOUTRINA DA INSPIRAÇÃO DAS ESCRITURAS

Um texto bíblico clássico que aparece na defesa e exposição da doutrina da inspiração das Escrituras é I Pedro 1:19 - 21; nele, Pedro afirma que as profecias contidas nas Escrituras nunca foram produzidas pelos homens, mas aqueles que falaram o fizeram impelidos pelo Espírito Santo, da parte de Deus; nunca é demais ressaltar que as Escrituras, para os cristãos do I século como Pedro, eram apenas o Antigo Testamento, uma vez que o Novo Testamento ainda estava na fase inicial de sua formação; mas, de qualquer maneira, textos como as epístolas de Paulo já eram conhecidas, não só de Pedro, mas também dos outros cristãos, e a citação que Pedro faz delas em II Pedro 3:15, 16 confere a elas, e dentro do desenrolar da História do Cristianismo, a todos os textos que fazem parte do Novo Testamento, o status de Escritura Sagrada, divinamente inspirada.

O contexto em que Pedro faz este comentário é quando ele chama a atenção de seus leitores para o fato que, devido à sua experiência com Cristo no monte da transfiguração (II Pedro 1:16 - 18; Mateus 17:1 - 8), ele testemunhou o cumprimento das profecias das Escrituras, e por esta mesma experiência, ele adverte os destinatários de sua carta que "farão bem se a ela (a palavra dos profetas) prestarem atenção, como uma candeia que brilha em lugar escuro, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em seus corações."; como se alguém dissesse; "Olha, o quarto está escuro, é melhor acender uma luz.".

Quando falamos de inspiração das Escrituras, teologicamente definimos isso como a "influência sobrenatural do Espírito Santo sobre homens divinamente escolhidos, de modo que os escritos deles tornam-se fidedignos e autorizados." (*)

Ao longo dos textos do Antigo Testamento, podemos encontrar exemplos da instrução de Deus àqueles que Ele escolheu para que registrassem Suas palavras por escrito:

* em Êxodo 34:27 encontramos Deus orientando Moisés a escrever "essas palavras", referindo-se ao texto da aliança celebrada por Deus com Israel

* em Jeremias 25:12, 13 vemos Deus referindo-se ao cumprimento das profecias contra Babilônia "tudo o que falei contra ela, tudo o que está escrito neste livro"; ainda em Jeremias 36:1, 2, observamos Deus ordenando ao profeta que escrevesse num livro tudo o que Deus havia revelado a ele sobre Israel, Judá e outras nações, "desde que comecei a falar a você, durante o reinado de Josias, até hoje."

* em Isaías 30:8, Deus orienta o profeta a escrever uma advertência contra aqueles do povo de Israel que buscavam proteção no poder do Egito

Em seu próprio ministério, Jesus em diversas ocasiões cita as Escrituras como autoridade, ou seja, validando o conceito de inspiração divina:

* em Mateus 26:24, Jesus se refere às profecias acerca de seu sofrimento previsto nas Escrituras

* em Marcos 12:10, 11, novamente se refere à passagem das Escrituras no Salmo 118:22 falando sobre a rejeição da pedra angular

* em Lucas 22:37, cita a passagem de Isaías 53:12 de que ele foi contado com os transgressores, falando sobre sua crucificação (confira com Mateus 27:38)

* e em João 5:39, 40, Jesus afirma, de forma generalizada,  que as Escrituras dão testemunho dele

Apresentadas estas evidências quanto à inspiração divina das Escrituras Sagradas, devemos agora tratar sobre como o Espírito Santo inspirou seus autores; há pelo menos três pontos de vista sobre este assunto; neste estudo, trataremos do primeiro deles, e no próximo estudo, dos outros dois.

A TEORIA DO DITADO

Segundo este ponto de vista, Deus teria ditado cada palavra aos autores, que teriam escrito o texto em transe sobrenatural, ou seja, sem consciência do que estavam escrevendo.

Há algumas dificuldades práticas quanto a este ponto de vista; se considerarmos um texto longo, como o de Gênesis, podemos imaginar que seu autor, Moisés, não o teria escrito de uma vez só, necessitando semanas, ou talvez meses, para escreve-lo; assim, nos intervalos, enquanto ele se dedicava a outras atividades - cuidar da família, comer, dormir ou tomar banho - como ficaria o transe sobrenatural, seria revogado? Além disso, se quando ele estava em transe sobrenatural não tinha consciência do que estava fazendo, quando saísse do transe, o que ele faria diante do texto que encontrava diante de si, se não conhecia sua origem? Como retomar o trabalho, quando o transe voltasse?

Fora estas dificuldades práticas, temos evidências textuais bíblicas, como segue abaixo:

* em Lucas 1:1 - 4, vemos o evangelista referir-se a uma pesquisa elaborada de forma consciente, assim como a produção do texto desta pesquisa

* em Atos 1:1, 2, da mesma maneira vemos Lucas referir-se ao seu trabalho anterior (o evangelho segundo Lucas), e claramente a produção do texto de Atos é feita de maneira plenamente consciente

* em I Coríntios 7:25, 39 e 40, quando escreve sobre o casamento, vemos Paulo dando um parecer pessoal sobre determinados detalhes da vida conjugal; só fazemos isso de forma plenamente consciente

* em Filemon 1:8, 9, vemos o apelo pessoal do apóstolo Paulo em favor de Onésimo junto a Filemon; novamente, um apelo como esse só é feito de forma consciente

Assim, dadas estas dificuldades e as evidências bíblicas, fica mais difícil sustentar o ponto de vista da inspiração divina das Escrituras através de um ditado, realizado durante um transe sobrenatural do autor, alheio ao que estava escrevendo.

No próximo estudo, continuaremos o assunto, tratando da inspiração da Escrituras do ponto de vista da teoria da acomodação e da teoria da supervisão.



(*) - (ELWELL, W. “Enciclopédia Histórico-teológica da Igreja Cristã” – Ed. Vida Nova – vol. 1, pg. 185)


Clique no link abaixo e veja o lançamento do livro "A FÉ CRISTÃ - SUA HISTÓRIA E SEUS ENSINOS"

https://www.clubedeautores.com.br/book/181552--A_FE_CRISTA?topic=teologia#.V9g4Yh4rLIU

2 comentários:

  1. Boa tarde amado em Cristo.
    Visitando seu blog, Deus te abençoe e te guarde hoje e sempre.
    Fique na paz.
    E a sua misericórdia é de geração em geração Sobre os que o temem. Lucas 1:50
    Deus é contigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito agradecido pelo comentário da irmã, Célia Goulart; e desejo que Deus abençoe você da mesma maneira!!!

      Excluir