UBE Blogs

UBE Blogs

sábado, 15 de novembro de 2014

Série de estudos sobre o livro do Apocalipse - 6ª parte


por: José Augusto de Oliveira Maia
15.11.2014
O anjo e o livro entregue a João

O capítulo 10 inicia com a visão de um outro anjo, visto segurando em sua mão um livrinho, com um pé sobre o mar e outro sobre a terra; tal posição indica que o conteúdo do livrinho destina-se a todas as pessoas; neste caso, ninguém está imune à sua mensagem (Apocalipse 10:1 - 4). Esta interpretação fica evidente pelos fatos que seguem: o anjo proclama o cumprimento "do mistério de Deus da forma como Ele o anunciou aos Seus servos, os profetas"; a seguir, João recebe a ordem de pegar o livrinho, e ao pedi-lo, o anjo lhe entrega, mandando-o comê-lo, depois do que, recebe a seguinte missão: "É preciso que você profetize de novo acerca de muitos povos, nações, línguas e reis." (Apocalipse 10:5 - 11). Aqui se constata a força da figura de uma mensagem a ser entregue a todo o mundo.

A oposição entre o amargo e o doce experimentados pelo profeta alinha-se perfeitamente com a essência da mensagem do Apocalipse: a misericórdia de Deus se manifesta na proclamação da salvação da Humanidade e do perdão dos pecados, através da fé no sacrifício de Jesus Cristo na cruz (a parte doce); ao mesmo tempo, o juízo de Deus se manifestará de forma impiedosa sobre a Humanidade rebelde, que se recusar a crer em Jesus, e permanecer em desobediência e pecado (a parte amarga).

Depois disso, João recebe um caniço, usado como instrumento de medição, e a ordem para medir o templo e o altar, e contar as pessoas que estavam lá em adoração; o ato de medir ou contar, na Bíblia, é uma simbologia que representa uma avaliação, seguida de uma condenação ou absolvição; exemplo de condenação é a passagem do rei Belsazar em Daniel 5:24 - 31, e podemos encontrar outros em II Reis 21:13, Isaías 34:11 e Lamentações 2:8; já como exemplo de absolvição, encontramos passagens como Zacarias 2:1 - 5 e a visão relatada em Ezequiel capítulos 40 a 43. No caso do templo, o altar e os adoradores que se encontravam dentro dele foram medidos de forma positiva, recebendo uma proteção especial de Deus; podemos constatar isso da seguinte forma: durante quarenta e dois meses, povos gentios, isto é, que não são do povo de Israel, invadirão o pátio externo e a cidade santa para profaná-los; assim, o templo, o altar e os adoradores que estão em seu interior estão protegidos desta profanação (Apocalipse 11:1 e 2).

As duas testemunhas

Durante o período de profanação do templo e da cidade santa pelos gentios, duas testemunhas de Deus receberão poder para profetizar e realizar sinais milagrosos (Apocalipse 11:3 - 6). Após o cumprimento deste período, as duas testemunhas serão atacadas e mortas por um personagem chamado "A besta que vem do Abismo"; esta figura de uma besta inimiga do povo de Deus é comum no texto apocalíptico, simbolizando forças inspiradas por Satanás que, ao longo da História, opõem-se a Deus e ao Seu povo. Após a derrota das duas testemunhas, durante três dias e meio todos os gentios se alegrarão, por terem se livrado daqueles que os atormentavam (Apocalipse 11:7 - 10).

Fica evidente que a cidade "figuradamente chamada de Sodoma e Egito, onde também foi crucificado seu Senhor", refere-se à Jerusalém, na condição de cidade profanada pelos gentios; veja que o Senhor das duas testemunhas também foi crucificado, isto é, também foi vítima da violência de um mundo em rebelião contra Deus e suas testemunhas; os nomes Sodoma e Egito simbolizam na História do Antigo Testamento todo o pecado e rebeldia que Deus abomina, coisas praticadas pelos gentios na visão de João.

Após o período de três dias e meio, Deus ressuscita as duas testemunhas, o que causa terror em todos aqueles que antes estavam alegres; após as duas testemunhas terem subido ao céu, um forte terremoto destrói um décimo da cidade, matando sete mil pessoas; aparentemente, isso promove um grande arrependimento, pois os gentios que viram isso ficaram aterrorizados e deram glória a Deus (Apocalipse 11:11 - 14). Com isso, conclui-se o segundo 'ai'.


Copie e cole no seu browser o link abaixo e veja o lançamento do livro "APOCALIPSE - novos céus e nova terra"

http://www.clubedeautores.com.br/book/186241--A__P__O__C__A__L__I__P__S__E?topic=escatologia#.V9hB_B4rLIU



Nenhum comentário:

Postar um comentário